Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

10 de setembro de 2018
Exibir tudo

Psicopedagogia Apoiando Você a Aprender

O desenvolvimento das habilidades cognitivas é influenciado pela relação entre a realidade vivida e do autoconhecimento. Refletir sobre si mesmo vem a ser um grande desafio. O desenvolvimento da inteligência humana se dá nessa relação de tomada de consciência de si mesmo, do outro e da relação eu com o outro.

Ao nascer, com o cérebro ainda em formação, o homem passa a estabelecer conexões, estimulando e regulando as funções cerebrais. Nesse processo de autorregulação os sistemas funcionais cognitivos coordenam as conexões do fluxo de informações, desenvolvendo as habilidades cognitivas.

E nessa perspectiva surge a Psicopedagogia. Uma área que estuda como as pessoas constroem seus conhecimentos, buscando as causas das dificuldades nessa construção do saber. Os entraves para as aprendizagens podem derivar de causas emocionais ou orgânicas, do nível do pensamento, de diferenças funcionais ou de alterações no desenvolvimento das funções cognitivas.

A Psicopedagogia estuda e compreende as causas das dificuldades escolares e estimulando o desenvolvimento das habilidades cognitivas necessárias para a aquisição das aprendizagens, por meio de estratégias específicas.

O psicopedagogo atua utilizando recursos que potencializam as atividades cerebrais, realiza diagnóstico para descobrir as razões das dificuldades escolares e faz as intervenções necessárias ao desenvolvimento das funções cognitivas. Estimulando a aquisição da autonomia para com os processos de aquisição das aprendizagens e manipulação do cotidiano.

A atuação do psicopedagogo se dá por meio de jogos, dramatizações, atividades computadorizadas, leituras, desenvolvimento de projetos pessoais e atividades específicas que estimulam a atividade cerebral; visando conhecer o estilo de aprendizagem de cada um e compreender o ritmo, motivações e ansiedades do sujeito em relação ao ato de aprender.

A ação da Psicopedagogia é ideal para pessoas que passam por dificuldades de aprendizagens transitórias, portadores de TDAH, Dislexia (Disfunção na atividade de leitura), Disortografia (disfunção na atividade ortográfica), Disgrafia (disfunção na atividade gráfica), Discalculia (disfunção nas atividades da área de Matemática), Transtorno do Espectro do Autismo e síndromes genéticas.

A Psicopedagogia funciona como apoio para o alcance do sucesso nas atividades escolares e do cotidiano das pessoas, ajudando o sujeito a ter um desempenho cognitivo mais assertivo.